O Rev.Padre Luís Mendes depois de apanhar 10 anos por pedófilo continua em prisão domiciliária. A justiça laica é lenta, mas condenou o santo homem. A pena foi confirmada pela Relação de Coimbra. Devem seguir-se os passos processuais habituais. Ou seja recurso e mais recurso.
A justiça da Igreja portuguesa nem sequer o suspendeu ''a divinis'' e ainda há poucos anos a Hierarquia garantia que não tinha conhecimento de casos destes em terra de Santa Maria, apesar dum caso de pedofilia e assassinato dum menor, na Madeira, por um padre brasileiro, intímo do Bispo local, que se pôs em fuga pró Brasil.
O celerado continua a cantar missa no Rio.
As conclusões são óbvias, não aprenderam nada da lição magistral de Bento XVI, nem do rigor que pede para estes casos o Papa Francisco.
Havia mais coisas para dizer?
Houve um tal Lucas, fundamentalista cristão, que atribuiu a um galileu o conselho de colocar uma mó ao pescoço, de quem abusar de criancinhas, e que os atirassem ao mar.
Uma justiça dum país laico, onde a pena de morte foi abolida em parte graças ao maçon D.Luís I, não pratica o feroz fundamentalismo hebraico.
Um Bragança maçon não é um galileu filho dum carpinteiro, o Bragança maçon era neto dum Imperador que de espada na mão libertou este país de inquisidores e de frades.
Mas a justiça dum país laico devia exigir a responsabilidade cível da Diocese da Guarda. Devia a Diocese responder por todos os prejuízos físicos e morais dos miúdos e pela incúria dos sucessivos Bispos que alegadamente protegeram o Mendes.
E que não ouviram as queixas das vítimas.
Noutra República já faliram dioceses devido a terem de pagar indemnizações. É o caso dos USA.
Fico à espera que a República Portuguesa faça justiça.
Naturalmente o Mendes tem direito à presunção de inocência, mas eu também tenho direito a acreditar que os juízes da Relação de Coimbra fizeram justiça ao condená-lo. E a achar que as medidas de coacção deviam ditar o seu ingresso imediato numa penitenciária.
MA
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)