Num magnífico estudo académico, a drº Paula Cristina Sampaio Alves, analisa o desempenho dos Bancos da Fome em Portugal. (''Desempenho dos Bancos Alimentares Contra a Fome de Portugal Continental : caracterização e análise de eficiência, 2016)
Como se sabe o abrantino foi fundado pelo Graça das seringas.
Segundo a página da federação o abrantino angariou em Dezembro 37 toneladas de alimentos, nos peditórios.
Na sua tese de Mestrado em Decisão Económica e Empresarial, Instituto Superior de Economia e Gestãoa drº Paula Alves chega à conclusão científica e insofismável que o BCF de Abrantes é ineficiente em vários domínios. A tese é de 2016.
E baseia-se numa análise detalhada da eficiência de todos estes organismos existentes no País.
O Banco da Fome é ineficiente na recolha de alimentos (p. 26), tem um rendimento abaixo da média no serviço de voluntariado (p.28) e para abreviar é ineficiente na distribuição dos alimentos.
(.p.59)
Todo o estudo académico é baseado na comparação da actuação dos vários bancos assinalados em vários indicadores, analisados criticamente.
Estamos certos que a leitura deste estudo fara melhorar o desempenho desta instituição, tão abalada pelos danos reputacionais provocados pela condenação por burla e falsificação de documentos do seu fundador.
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)