O ex-tarrafalista nonagenário Edmundo Pedro resolveu no Expresso, absolver o quase centenário Adriano Moreira de ter reaberto o Tarrafal para lá meter presos políticos.
A prosa desculpa-se devido à avançada idade do militante PS (com um passado curioso que inclui uma prisão por ter sido apanhado com armas na sequência do 25 de Novembro, prisão aliás noticiada na ''Gente'' do Expresso, com aleivosia e veneno por Marcelo Rebelo de Sousa (1)).
Mas há certas questões corporativas vigentes entre os ''filhos da viúva'',pelas quais interessa a certo lobby branquear o negro passado do advogadozeco de Bragança.
Acontece que a actividade do Ministro fascista do Ultramar, enquanto promotor de campos de concentração, não é um ''boato'' que anda por aí, aos saltos nas redes sociais, mas uma realidade demonstrada por sólidos trabalhos académicos nacionais e estangeiros.
Quem conta isto?
A Historiadora Dalila Cabrita Mateus, que morreu em 2014, autora duma vasta obra sobre a repressão colonialista e ainda a desencadeada pelo MPLA contra os nitistas, onde morreu Cita Valles.
Não só mandou abrir o Tarrafal, mas foi visitá-lo,enquanto Ministro do Ultramar.
Há muito mais e não vale a pena citá-lo, basta procurar na rede.
Se bem me lembro o fascista reciclado Adriano Moreira foi uma vez convidado a perorar pelos Rotários abrantinos.
E ninguém lhe perguntou: ''conte-nos a forma como se portou você, excelso democrata de 26 de Abril, com a Senhora Dona Palmira Godinho?''
E já agora, é V.Excelência ''filho da viúva''?
À primeira pergunta está o tipo por responder, há dezenas de anos, anotou Mário Soares num livro de entrevistas a Maria João Avillez.
ma
(1) As armas tinham sido distribuídas pelo Grupo dos Nove a democratas para combaterem o anunciado golpe gonçalvista,
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)