A história, work in progress, vai-se fazendo aos poucos. Assim a da comunidade protestante abrantina, cuja presença remonta no Rocio de Abrantes, a finais do dezanove.
Este texto:
é uma valiosa achega para parte dessa história ainda desconhecida. O Dr.David Valente é Vice-presidente da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal e o texto em causa foi publicado na revista católica de História, Lusitânia Sacra.
É sinal dos tempos, tempo de ecumenismo, quando outrora foi tempo de intolerância.
No estudo identifica-se a origem madeirense de boa parte do presbiterianismo português, em grande parte produto dos seculares contactos entre a Ilha e a Grã-Bretanha, onde nasceu o presbiterianismo na Escócia, onde é religião oficial.
No texto há alguns nomes de pastores e personalidades ligadas a Abrantes, com desempenho em congregações locais, designamente no Rocio de Abrantes.
Mas ante disso o mais ilustre Pastor protestante abrantino: José Augusto Santos Silva
Foto do blogue http://livreeleal.blogspot.com.es/
Regressemos agora aos pastores citados no texto: Joaquim Rosa Baptista, Américo Baptista, Júlio Roberto dos Santos.
Tanto o Rev.Baptista como o Rev.Roberto dos Santos tinham sido ordenados pastores congregacionais antes de se passarem ao presbiterianismo. O Rev.Roberto dos Santos chegou depois a passar por um episódico metodismo.
O Rev.Roberto dos Santos levou a Igreja do Rossio a passar-se duma denominação evangélica para aderir ao presbiterianismo, por volta de 1947.
(...)
A mudança de orientação abrantina faz com que a Igreja protestante da Ponte do Sôr dispense os serviços do Rev. Roberto dos Santos e fique fiel à sua denominação original.
Aliás essa Igreja tinha sido fundada por abrantinos ''Dois jovens crentes vindos do Rossio de Abrantes instalaram-se em Ponte de Sôr, onde passaram a trabalhar no escritório da C.P. na Salgueirinha. Porém, o seu ardor missionário, já demonstrado em Abrantes, levou-os também a procurar levar rapidamente o evangelho ao povo de Ponte de Sor.
Assim, por iniciativa e responsabilidade dos dois jovens crentes ferroviários Manuel Machado Felicíssimo e Jacinto Pereira Cabral Cardoso, as reuniões evangélicas em Ponte de Sôr tiveram início em Março de 1911, (...) - segundo a página da Igreja Evangélica Congregacional Pontessorense, que se cita com a devida vénia.
Quanto ganhava um pastor?????
Sabemos que o Pastor Rosa Baptista ganhava 3 contos por mês por volta de 1949.
Três contos por mês era uma fortuna em 1949. O pastor ganhava quase tanto como o secretário do Presidente da República. Mas tendo várias igrejas por sua conta, também tinha de se deslocar muito.
Finalmente convém dizer que a Igreja do Rossio é das mais antigas de Portugal, tendo sido aberta em 1902, por iniciativa do Pastor Manuel Santos Carvalho, um dos pioneiros do protestantismo em Portugal.
O Pastor Manuel dos Santos Carvalho, fundador da Igreja Evangélica do Rocio de Abrantes
MN
sobre a ilustre figura do Pastor Santos Silva, campeão da luta pela liberdade religiosa: ver aqui:
Alguns dados e as fotos foram retirados do trabalho:
de Luís Aguiar Santos no blogue
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)