Foto Los Angeles Times/Sandy Driscoll com a devida vénia
O milionário Ernest Lieblich morreu em 2009. Era irmão da escritora alemã, naturalizada portuguesa, Ilse Losa. Chegou como refugiado judeu a Portugal em 1939. Esteve preso pela Pide, enquanto aguardava um visto americano para emigrar para os USA, coisa que conseguiria em 1941. Toda a sua história foi contada por Marcos Alves, na ''Sábado'', nº903, (Agosto 2021), que só agora me chegou às mãos e para a qual remetemos.
Para o caso abrantino, M. Alves relata a intervenção pessoal de Manuel Rodrigues, ao tempo M. da Justiça, que se dirige, por carta, ao seu ''Camarada e Amigo''', Mário Pais de Sousa, Ministro do Interior, familiarmente chegado a Salazar, apresentando Lieblich, interessando-se por ele e pedindo que MPS o protegesse. (1)
Apesar da prisão pidesca, o empresário ficou bom amigo de Portugal e uma colecção de arte sua, foi legada ao nosso país. Composta por quadros de autores modernos lusos.
Quando se teorizar sobre o anti-semitismo fascista, ter-se-á de dizer que havia um fascista abrantino, o Manuel Rodrigues, que protegia judeus.
mn
(1) Marcos Alves, ''Os Judeus perseguidos pela Pide'' na revista citada
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)