Primeiro a foto dum monárquico liberal, maçon na juventude, dirigente partidário do P.Progressista, P. da CM de Abrantes até 1910, literato fecundo mas medíocre (di-lo José Augusto França), homem do teatro e das actrizes, mecenas de quase todas as causas sociais em Abrantes, o divino Solano.
Provedor da Santa Casa de Abrantes onde gastou boa parte do seu dinheiro nos pobres. Com a ajuda de Manuel Fernandes na parte clínica e de Diogo Oleiro (sobrinho de Ramiro Guedes) na administrativa.
Em segundo lugar a foto e a biografia oficial, revista pelos seus amigalhaços, a tropa do integralista Henrique Augusto da Silva Martins, do homem imposto pelo fascismo para substituir na Santa Casa um liberal e um homem-bom
É o dr. Henrique Martins de Carvalho (pai), Há partes negras na História desta cidade que nos desonram. Este homem e os seus ao lançarem-se na perseguição política para controlar tudo, desonraram Abrantes.
Mas Abrantes escorraçou-os, é esta a parte boa da história.
A demissão ignóbil de Solano foi em 6 de Fevereiro de 1934. Com ele caiu uma mesa hostil ao fascismo. (A data é do Eduardo Campos na Cronologia)
ma
devia dizer a fonte da biografia do Martins de Carvalho, não digo, para dar trabalho ao Gaspar
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)