O tenente-coronel de Aviação Adolfo Domínguez foi um dos militares espanhóis que em 1975 quis fazer um 25 de Abril em Castela.
A coisa correu mal e teve de se exilar, no caso em Portugal.
Escreveu um interessante livro de memórias,
que nos conta coisas importantes sobre os seus amigos gonçalvistas (a quem censura as atitudes políticas) e sobre a família que o acolheu inicialmente, a família Moita
Diz o então Capitão Dominguez : '' A sua mãe, uma idosa venerável, cheia de simpatia, tratava em vão de se se fazer entender comigo. Não sabia nada de português, mas nos meus primeiros contactos com o país não tinha tido especiais dificuldades para me fazer entender. A isso ajudavam os meus rudimentares conhecimentos de galego (...)
A Mãe do Moita, no entanto, falava muito depressa e entre dentes e era-me impossível seguir a sua conversa, que a sua filha, com grande trabalheira,se esforçava por me traduzir.
A casa tinha o sabor das velhas famílias de classe média-alta, talvez um pouco caídas em decadência. A senhora Moita tomou-me um grande carinho especial, que se manteria durante os nove meses que durou o meu exílio em Portugal.
Através da sua filha fez-me saber que antes era muito conservadora, que estava de acordo com Salazar e Caetano, mas que começou a mudar de ideias quando três dos seus filhos foram detidos pela polícia em 1974, pouco antes do golpe militar do 25 de Abril, que acabou com a ditadura do seu país.
Depos do 25 de Abril tinha-se convertido numa fervorosa democrata porque-dizia-graças à liberdade de imprensa tinha percebido muitas coisas, que antes não entendia muito bem.
(.....)
Um dos seus filhos -disse-me a senhora-era fascista. '' Que posso eu fazer? '' (.....)
Compreendemos a angústia da fervorosa democrata, vitíma dum processo de radicalização abrilista, que desgraça ter um filho fascista...
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)