O atabalhoado fecho da Central térmica do Pego tem levado a manifestações, vasta polémica e a um cortejo de desempregados.
Segundo o Galamba, a Central custava 100 milhões de euros aos consumidores e '' deixou de ser viável e só se manteria em funcionamento se fosse fortemente subsidiada pelos consumidores.''
Entretanto na Alemanha continua a haver centrais térmicas e a Endesa mantém uma central galega a funcionar a carvão.
Portanto, continuamos, exemplares, a ser pioneiros e a dar lições ao Mundo. Como na época das Descobertas.
Garantem os responsáveis que os despedidos terão ''protecção social'' e já abriu na Junta pegacha....um gabinete de apoio. Falam em cerca de 120 desempregados.
Entretanto arrasta-se o processo de insolvência da Fundição Soares Mendes, no Rossio, com um cortejo de dezenas de desempregados.
Para estes, não há discursos autárquicos, nem a Junta abriu qualquer gabinete de apoio.
E esta fábrica era das últimas a dar vida ao Rossio.
Ou seja há desempregados de primeira e segunda.
Quanto ao triunfalismo do Galamba e do poder, recorda-se que a Tejo Energia afirma ser dona do ''ponto de injecção na rede'' e contestou nos Tribunais administrativos o concurso governamental.
Um processo destes demora anos.
Portanto, o folhetim está para durar.
mn
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)