1914. Justo da Paixão é Presidente da CMA. Na Vereação, o seu pior inimigo, Manuel Valente Júnior. São os dois democráticos mas odeiam-se. Boa parte da política local até 1930 vai ser marcada pelo ódio entre os dois.
A empresa ''Matos e Roldão'' consegue com aval do Justo, uma licença para construir em Alferrarede uma fundição de ferro que se destina à fabricação de máquinas ágrícolas. Será uma concorrente da Duarte Ferreira e da Fundição do Bom Sucesso do Rossio, dos Soares Mendes.
O Justo acha que é um bom investimento para o concelho, Alferrarede é uma área industrial em pleno desenvolvimento, interessa-se pela coisa e consegue que o Governo Civil defira a licença.
O Valente anda pelas gazetas propondo a elevação da vila a cidade, faz essa proposta na CMA a 13 de Abril, mas também vocifera pelos jornais , corredores do poder e tribunais (toda a vida andou metido em querelas judiciais) contra a nova indústria.
Há outro motivo, diz que querem instalar o forno perto da sua casa e que aquilo pode explodir.
As outras fundições locais têm os fornos nos centros urbanos do Rossio e do Tramagal e não explodiram, argumenta o Justo e o Governador.
O Valente acha que há uma conspiração contra ele, meteram-lhe a fábrica ao lado de casa para não o deixarem dormir, da mesma forma que em 1908 sonegaram as actas da Comissão Política do PRP, para que ele não fosse nomeado Vereador depois do 5 de Outubro.
Andou aí a mãozinha do Justo.!!!!!
Alicia um vizinho (Manuel dos Santos Vitória) e vai ao Supremo Tribunal Administrativo. Este despacha o assunto para o Governo.
O Valente pode dormir descansado.
O Eduardo Duarte Ferreira e o Soares Mendes também. Não haverá....por agora mais concorrentes. .
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)