Ao arrumar livros e papelada, há sempre problemas. Tenho de arrumar os ''Annales de La Orden de Los Descalzos de Nuestra Señora de La Merced, Redencion de Cautivos Cristianos'' que em 1669, em Barcelona, Fray Pedro de San Cecílio deu à estampa.(1)
Cai-me o livro de finais de Seiscentos nas mãos porque o '' licenciado Jorge Cardoso, Presbytero Lisbonenfe, Beneficiado de la Iglesia Colegial de San Juan Bautista de la Villa de Abrantes'' traça, numa espécie de prólogo, o elogio do Autor.
Por seu turno, este não poupa elogios a Ana de Sande e ao marido, Afonso de Lencastre, Duques desta terra, que de vez em quando tinham ataques de misticismo e se refugiavam na cela de certo convento. Mais concretamente ao de Santa Bárbara de Madrid e fustigavam-se para exorcizar os seus pecados.
Diz o Silva (2), que Jorge Cardoso viveu algum tempo nesta terra e serviu em S.João.
Jorge Cardoso ''herdou'' o benefício de S.João aos 15 anos, porque o seu padrinho, o P. Cristóvão Garcia conseguiu que o Padre Simões renunciasse a favor do seu afilhado, filho do ourives lisboeta, Manuel Henriques.
Por Bula do Papa Gregório XV expedida em Roma, em 12 de
Outubro de 1622, segundo Fernandes da Conceição.
Nunca viveu em Abrantes, embora por cá tenha passado em 1642, e provavelmente mais vezes, quando fez larga incursão por estas bandas, colhendo elementos para compor o ''Agiológio Lusitano'', obra monumental onde descreve as prodigiosas aventuras de São Leuciano, Rei e Mártir de Alvega.(3)
E produz o mais importante texto arqueológico sobre Abrantes, alguma vez visto, o da famosíssima placa de Alvega.
Ser beneficiado não implicava na época a residência no local donde se colhiam as rendas.
A vida de investigador e apolegeta do Padre Cardoso foi essencialmente lisboeta, embora tenha percorrido o país em busca de dados para o seu monumental trabalho, excepto larga estadia em Madrid, em 1669.
Onde foi comprar bastos livros.
ma
(1)-Fray Pedro de San Cecílio,Annales de La Orden de Los Descalzos de Nuestra Señora de La Merced, Redencion de Cautivos Cristianos'
(2)-Joaquim Candeias Silva, História Cronológica de Abrantes
(3)-Joaquim Fernandes da Conceição, Espiritualidade e Religiosidade no Portugal Moderno, Tese de Mestrado, na U.Porto, 1996
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)