O Senhor António Louro teve a bondade de dar destaque a este post nosso
e realizou a seguinte constatação sobre o estado de abandono das Mouriscas:
''
Mais uma freguesia que virou parente pobre da Câmara Municipal de Abrantes?!...
Mas Mouriscas continuará a ser a "ovelha ranhosa" desta família!
Qual a freguesia do Concelho de Abrantes que apresenta as seguintes características:
...1- Uma rede de saneamento básico onde as tampas das caixas foram furadas, para poder libertar para o exterior os gases provenientes do seu interior?!...ou ainda uma ETAR construída quase na cota mais elevada do traçado da rede do saneamento, o que obriga a bombear os efluentes para o tratamento na mesma?!...
2 - Uma escola básica com mais de 20 anos onde a cobertura ainda se encontra com chapas de fibrocimento, que liberta o amianto (produto cancerígeno)?!
3 - Um cemitério que já não tem covais disponíveis e onde se continuam a enterrar corpos, depois de serem efectuadas algumas sondagens macabras que não devemos/queremos aqui referir?!
4 - Um largo público (o único que dispomos, com dimensões para eventos) que já teve vários projectos e uma Petição Pública assinada por mais de 500 pessoas, mas que continua cheio de buracos e em terra batida?!
5 - A existência de vários caminhos públicos em zonas habitadas, que foram esventrados pelos trabalhos da rede do saneamento básico e onde não foram repostas as condições iniciais do projecto?!
6 - A ausência de sinalização luminosa e/ou vertical/horizontal em diversas zonas onde ocorrem acidentes?!
7 - A falta de placas toponímicas em ruas e localidades da freguesia, e os números de polícia, neste último caso os fregueses têm que deslocar-se à sede do concelho, que dista 12 km, para comprar a informação da numeração que lhes foi atribuída pela CMA?!
8 - Edifícios públicos/muros (um edifício até é camarário!) que ameaçam entrar em colapso em zona contígua com estrada nacional?!
Importa aqui referir que somos (AGIMOS) a única voz dissonante na freguesia, já que as forças políticas presentes na Assembleia de Freguesia (CDU/PS) se encontram em "união de facto", embora deste estado não tenha resultado qualquer proveito para a terra.
Devemos também aqui agradecer ao actual Executivo Camarário por manter Mouriscas no terceiro mundo, de tal forma que talvez viremos um "case study" no contexto do Médio-Tejo, ou mesmo a nível nacional, com interesse para futuros estudiosos que queiram apresentar teses académicas sobre: "como não se deve estar na política e na causa pública", ou "o lado negro da democracia que nos querem impingir"...
Obrigado Presidente Maria Do Ceu Albuquerque, Manuel Jorge Valamatos Neo e restantes vereadores com pelouros atribuídos.
Este comentário foi publicado pelo AGIMOS ao abrigo do Direito de Oposição consagrado na Lei n.º 24/98, de 26 de Maio.''
Com a devida vénia. O Sr.Louro é autarca eleito pela AGIMOS, a Oposição nas Mouriscas.
a redacção
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)