A inculta cacique abrantina, agindo como Presidenta da CIMT, adjudicou à Universidade Nova, por 15.136 € a elaboração de guias didácticos para que os alunos dos concelhos nela integrados, fizessem visitas de estudo aos concelhos e depois realizassem provas escolares sobre essas visitas.
Esperava-se que as fichas (que no caso abrantino, além da do cabeço, muito fraquinha, se resumem ao Tramagal e ao elogio acrítico da família Duarte Ferreira ) não contivessem erros, dado serem elaboradas por professores universitários e terem custado uma fortuna.
Também teria sido possível fazer isto com a prata da casa e o dinheiro ter sido pago às escolas de cada concelho, que conhecem melhor o território e a realidade local.
O Pavilhão Gimnodesportivo foi construído com dinheiro público do Estado e da CMA, depois de 1991 e em boa parte graças à benemérita acção da Comissão de Melhoramentos do Tramagal.
Como se vê na notícia da Gazeta do Tejo, de 1991, não tem nada a ver com os Duarte Ferreira. As autoras destes guiões dizem que foram beber numa obra da Lígia Marques. Temos mais que fazer que ir conferir a fonte. Só faltou dizerem que a Villa Romana do Alcobre foi fundada pelos Duarte Ferreira.
ma
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)