''
Primeiro líder afastado
Primeiro líder afastado
Um dos principais 'mistérios' da Intersindical (que viria a adotar a designação de CGTP no congresso de 1977) prende-se com o afastamento do seu primeiro líder. Suplente do Comité Central do PCP, Canais Rocha foi o primeiro coordenador da central logo a seguir ao 25 de abril.
Na versão de Américo Nunes, em agosto de 1974, "por razões de ordem pessoal alheias à atividade sindical, Francisco Canais Rocha saiu de coordenador da Intersindical". Que razões foram, nada adianta.
Numa entrevista concedida em 1986 ao investigador José Barreto, Canais Rocha explicou o seu afastamento "não por divergências políticas" com o PCP, "mas pelo meu comportamento na polícia". Quadro clandestino do PCP, Canais fora preso em 1967. Torturado pela PIDE, não resistiu e falou.
Pouco depois do 25 de abril, o MRPP acusou-o publicamente de ter 'colaborado' com a polícia. O próprio PCP terá feito uma investigação nos arquivos da PIDE/DGS, onde terá encontrado elementos comprometedores. Em consequência, Canais foi expulso do PCP. A saída da central era inevitável.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cgtp-branqueia-a-sua-historia=f631517#ixzz3A6E0i3nP''
José Pedro Castanheira no Expresso
O panfleto do MRPP é este (parte) e está on-line
É naturalmente um texto polémico inserido na luta entre o MRPP e o PCP e deve ser lido dentro deste parâmetro.
Mas o texto do Avante, que saiu na época em que Canais foi preso, dizendo que resistiu à polícia política não passa de pura propaganda.
Não sei se voltarei ao tema
MA
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)