Hipólito Cabaço, o segundo à esquerda (segunda fila), grande arqueólogo, legou parte da sua colecção ao Museu D.Lopo de Almeida e investigou a arqueologia local e boa parte do que tratou a sr drª Amélia Horta Pereira é tributário do seu trabalho.
Natural de Alenquer, foi largo tempo residente nesta terra.
Naturalmente a Isilda e o Dias e os outros nunca homenageram o aristocrata, o investigador, o empresário e o cidadão exemplar que foi Hipólito Cabaço.
Ler mais
foto daqui com a devida vénia
legenda:
''Em cima, da direita para a esquerda: O proprietário da quinta, Jorge da Cunha e Carmo; Hipólito de Cabaço; Arquitecto Baltazar; Pd. E. Jalhay; Dr. Leonel Ribeiro. Em baixo, Dr. Baltazar Saez; Prof. Santa Olalla; Gen. Afonso do Paço; Manuel da Costa Cabaço (Filho mais velho do Arqueólogo alenquerense).''
Afonso do Paço também investigou a arqueologia abrantina.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)