O Prof José Adelino Maltez acaba de destacar no facebook a personalidade e o livro dum abrantino, de rica família monárquica, que implantou a República no burgo e que depois foi mais rico (pelo seu trabalho) e mais revolucionário.
O livro foi aqui referido.
Foi o dr. Rui Lopes, o primeiro nos últimos 30 anos a resgatar, cá no burgo, o seu nome dum esquecimento imerecido . Seguiu-lhe este blogue a culta senda e o Jornal de Alferrarede e o Coisas de Abrantes já publicaram coisas sobre ele, incluindo o resgate da memória do Centro Republicano com que se opôs aqui, ao caciquismo do Partido Democrático e de politicastros como o Valente da Pera, que terminou os seus dias no PS de Abrantes.
Certamente para dar àquilo um toquezinho republicano, porque anti-fascistas de renome como o dr. Orlando Pereira, a Drª Maria Fernando Corte-Real Silva ou o dr.Correia Semedo não quiseram dar o seu nome para ilustrar a facção.
Já se chamou aqui a atenção para este livro, como para outro deste autor, que são uma crítica implacável ao devorismo da sociedade civil e uma duríssima condenação à apagada e vil tristeza da 1ª República.
Como dizia
ANTT / O Século Joshua Benoliel
deportado, nos Açores, pela República, valha-me Hintze Ribeiro, que foi melhor que toda esta medíocre gente como o Bernardino.
mn
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)