Tendo o coronel Vicente Themudo, irmão do Visconde do Tramagal, insultado o General Lobinho ( tio do Ramiro Guedes e notório pedreiro-livre, o homem que fundou a Loja onde se aliciaram parte dos conspiradores militares do 5 de Outubro e ainda da família dos morgados da Omnia ), este não sabia se o desafiar para um duelo, de forma que encarregou o coronel Guedes (seu sobrinho) e o major Abel Hipólito para perguntarem ao Themudo, se o insulto era para ele.
O Themudo disse que não, que era para um gajo que ia a passar e o bravo Lobinho ficou com a sua honra lavadinha, não havendo necessidade de empunharem um florete ou umas pistolas.
Ficou assim lavada a honra da tropa abrantina e devem ter feito todos um banquete no Hotel Comercial para fazerem as pazes.
Era 28 de Abril de 1901.
Bolas, se fosse o capitão António Maria Baptista teria havido tiros, que era homem temperamental e uma vez espancou o boticário da Pharmacia Silva a chicote.
Mas os bravos oficiais eram pacifistas.
ma
os postos militares são aproximativos, metemos lá o posto mais alto a que chegaram, excepto para o Hipólito que seria General e para o Baptista que morreu coronel
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)