devida vénia Estado Ibérico
Em Junho de 1893, no Teatro Ayala,na cidade de Badajoz, reúnem-se iberistas de toda a Península para tratarem de relançar o velho ideal, que andava um bocado em desuso , desde que D.Luís e seu Pai, D.Fernando II tinham recusado a coroa de Espanha, que lhes oferecera o caudilho catalão Juan Prim.
A ideia do general Prim era recriar de novo a Monarquia Dual dos Habsburgos, agora sob a égide liberal dos Braganças (D.Fernando era um importante dirigente maçon).
D.Luís substituiria a exilada Isabel II.
Boa parte dos presentes são republicanos dos dois lados da raia. Do lado luso Feio Terenas, Teixeira de Castro (deputados do PRP), Magalhães Lima (director do Século) , Ramiro Guedes, etc
Do lado castelhano o mais importante era Nicólas Salmeron, que fora efémero Presidente da I República espanhola
Wiki
e que se demitira do cargo, por se recusar a assinar uma sentença de morte. Preferira manter a sua consciência de homem livre, que repudiava a pena capital, a ser Chefe de Estado com essa tétrica obrigação.
Arquivo Distrital de Santarém
mn
bibliografia: Magalhães Lima, La Federation Ibérique
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)