O Sr.António Louro, membro da Assembleia de Freguesia das Mouriscas (AGIMOS), bairrista incansável ( com um papel destacadíssimo na mais importante e activa Associação de Defesa do Património da terra, a ACROM), relança a petição para salvar a Escola das Mouriscas, que está em ruínas.
A Escola, propriedade da CMA, está cedida (por 50 anos) à ADIMO, cujo principal vulto é o ex-Presidente, Humberto Lopes.
Apesar de protestos da opinião pública e dos eleitos, que desde há 7 anos se fazem sentir, a Escola continua a degradar-se.
Pela recuperação e requalificação da antiga escola primária de Mouriscas!Antes que a mesma nos caia em cima da cabeça!
Para: Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Abrantes e Exmos/as Senhores/as Vereadores/as, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Abrantes, Exmos/as Senhores/as Deputados/as Distritais dos Partidos Políticos, Outras Entidades e Imprensa em Geral:
São do conhecimento geral as vicissitudes que conduziram ao abandono o edifício da antiga escola primária de Mouriscas, situada à beira da estrada nacional EN-3. Houve fundos comunitários e camarários aprovados para a recuperação do edifício, que nunca foram aplicados por razões que não interessa agora estar aqui a divagar sobre as mesmas.
Também é público e notório que, no momento presente, existem graves riscos para as pessoas e bens que circulam pela EN-3 e ainda para as construções adjacentes à referida escola. A degradação do edifício está em ritmo acelerado havendo já partes da cobertura que ruíram, tendo-se registado a queda de telhas sobre edificações vizinhas.
Foi oportunamente alertado o SMPC - Serviço Municipal de Protecção Civil para a situação acima relatada, tendo-se efectuado uma vistoria no local, da qual, porém, não resultaram quaisquer acções práticas, não obstante tratar-se de um edifício camarário.
Na freguesia de Mouriscas existem várias associações que não têm sede própria, e existe também um vasto espólio museológico que não se encontra em exposição por falta de instalações adequadas. A recuperação e a requalificação do edifício da antiga escola primária de Mouriscas iria colmatar estas e outras lacunas.''
Num só dia mais de 200 pessoas assinaram a petição