Depois da Câmara Municipal e os seus "técnicos" retirarem (em 2016)a classificação a 26 edifícios do centro histórico, agora surge uma nova ameaça: o que resta, e é muito ainda, do ultimo Mosteiro de monjas abrantino, Nossa Senhora da Esperança.
O novo projecto, foi feito unicamente por arquitectos (a classe mais sábia no planeta), para ampliação do Colégio de Fátima, atenta contra o monumento classificado existente em Abrantes, que é quinhentista.
Tem ainda o claustro, o famoso Pórtico maneirista (em péssimo estado) o cemitério das religiosas intacto, Igreja monástica, Parlatório, Pórtico da Cerca e edificado de apoio. A Igreja merece outra dignidade: a recolocação dos azulejos, a reposição do brasão de pedra que retiraram do fecho da Capela-mor (que agora está escondido nas reservas do Castelo), etc..
Agora era a altura certa da Câmara, intervir no Mosteiro e protegê-lo, mas não, vai amesquinhá-lo e desvalorizá-lo, como é apanágio desta cacique e seus técnicos,amantes do betão pelo betão.
Grande parte da história abrantina, desde quinhentos, passou por este Mosteiro, será que não merecemos a sua salvaguarda e promoção? Ou será que a visão de alpinista político-social da cacique, pode tudo?
Precisamos urgentemente de uma nova gestão camarária, senão Abrantes perde a sua memória e identidade. Já não nos bastavam as asneiras demolidoras do Nelson Carvalho!
Paulo Falcão Tavares*
* Presidente da Tubucci-Associação de Defesa do Património da Região de Abrantes, Mestre em História pela Universidade de Évora; Autor do livro: O Real Convento de S.Domingos
fotos: CMA; DGMN
PS- O Blogue autoriza a Senhora Directora do Nova Aliança a reproduzir este artigo, sem o censurar.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)