Lamentável a ausência da Presidente da Câmara na cerimónia de jubilação do Professor Doutor Fernando Catroga, um dos mais importantes catedráticos lusos de História e um pensador determinante na História das Ideias Políticas, que se celebrou na Universidade de Coimbra.
Presentes entre outros o nosso amigo dr. Rui Lopes, consagrado historiador abrantino, o dr. Guilherme Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas, o ex-Ministro das Finanças, Eduardo Catroga (irmão do homenageado) e as autoridades académicas e muitos alunos e colegas do Mestre Abrantino.
Parece que a CMA se fez representar pelo dr.Luís Dias, Vereador da Cultura.
Tinha-se aqui, a 11 de Maio, destacado o papel do Fernando Catroga como historiador '' Apesar do seu contributo decisivo para analisar o Pensamento Republicano, a História da Maçonaria (que ele interpretou melhor que o saudoso A.H. de Oliveira Marques), o Laicismo como religião política do liberalismo português, análises essas traduzidas em dezenas de publicações, só uma vez, que eu me lembre, foi convidado a fazer uma conferência em Abrantes, no âmbito das comemorações dum aniversário da EICA, de que foi aluno.''
O dr. Luís Dias disse isto, hoje, no facebook (....) ''O seu olhar sobre a história foi decisivo para analisar o pensamento Republicano, a história da Maçonaria e o laicismo como religião política do liberalismo português, análises, essas, que foram traduzidas em dezenas de publicações'' (...)
Temos de dar os parabéns ao Senhor Vereador por reconhecer a primazia cultural deste blogue e vê-se que nos lê e aprende. Se ler mais aprenderá mais e poderá explicar à cacique que antes de fazer ameaças que estude e que antes de demolir muralhas para edificar bunkers, que respeite a história.
Foi uma escandalosa bofetada na cultura abrantina a ausência da Presidente em Coimbra.
Ninguém perguntou ao Doutor Eduardo Catroga o que pensava disso, não fosse ele responder em português castiço, que não se preocupava com certas .....
Finalmente tendo sido Fernando Catroga um benemérito importante da Liga dos Amigos do Hospital, teria sido de bom-tom o Senhor Dr. Luís Moura Neves Fernandes ter ido à cerimónia, bem como o Presidente da Junta de Rossio/São Miguel dado o Fernando ser natural da falecida freguesia são-migueleira.
mn
foto desviada ao dr. Rui Lopes, Embaixador de Abrantes em Coimbra
ps- a ausência da Igreja deve ser devida ao horror anti-maçónico, mas porquê a ausência de pedreiros abrantinos? falo de pedreiros-livres e não de pedreiros com pulseira electrónica
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)