Na catedral de São Pedro, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, está o túmulo de Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara que foi Governador de Abrantes e um homem muito importante na Governação do Sul do Brasil e no estudo e defesa das fronteiras.
De Abrantes dedicou a D.Pedro II a '' Representação estudiosa e util para as Magestades, grandeza e vassallos de Portugal'' em 20 de Novembro de 1711 onde dá conselhos à Coroa como defender e povoar a colónia de Sacramento, no actual Uruguai contra espanhóis, guaranis e jesuítas.
Luis Ferrand de Almeida neste texto e na sua tese de doutoramento estudou o assunto com sabedoria, salientando a importância do documento datado da vila abrantina.
A única edição parece ser esta
Aquilo que Veiga Cabral recomendava, ''tratar dos jesuítas'' e da sua ''má'' influência sobre os indíos guaranis, que tinham aldeado na célebres ''reducciones'' foi posto em prática por Pombal e pelos espanhóis, que numa operação militar conjunta massacram os índios e os padres da Companhia.
Como é sabido um célebre filme retratou esta miserável operação colonial ibérica.
bib: A Colónia do Sacramento nos princípios do século XVIII: (uma fonte importante para o seu estudo), Almeida, Luís Ferrand de, Publicado por: Imprensa da Universidade de Coimbra
URL
persistente: http://hdl.handle.net/10316.2/46644
DOI: https://doi.org/10.14195/0870-4147_16_22
ver aqui mapas traçados por Veiga Cabral
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)