. Oremus pro Pontifice nostro N. N.
℟. Dominus conservet eum, et vivificet eum, et beatum faciat eum in terra, et non tradat eum in animam inimicorum eius.
℣. Tu es Petrus,
℟. Et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam.
destacamos a reportagem da Irmã
''Ir. Palmira Gomes
Com o coração em festa e a Casa preparada e aberta, a Comunidade das Irmãs acolheu o dom de Deus na pessoa da Ir. Paula Battagliola, que visita as Casas das FMA da Província Portuguesa de Nª Sª de Fátima, em nome da nossa Madre geral, Madre Yvonne Reungoat.
Sentimos que o seu coração também irradiava alegria, festa e um pouco de ansiedade por nos encontrar, ao jeito de Maria de Nazaré, quando se encontrou com a prima Isabel.
A Ir. Paula chegou no Sábado, 5 de Setembro, pelas 19.00h e depois de uma breve visita à Igreja dedicada a Nª Sª das Graças e seus anexos e às instalações desta Casa Paroquial, onde vivemos, na sua simplicidade e estilo pobre, jantámos em fraterno convívio.
A visita, propriamente dita, começou com a Eucaristia Dominical no dia seguinte, 6 de Setembro, participada pela Comunidade Cristã da Chainça e animada pelo seu grupo de jovens e pelo coro que anima as Eucaristias Dominicais.
Depois da Eucaristia, a Ir. Paula encontrou-se com os jovens num simpático, aberto e profundo diálogo, fazendo propostas na linha vocacional no seguimento de Jesus, e como serviço missionário de voluntariado, partindo da pequena história da "Estrelinha Verde" e da sua experiência concreta como missionária em Timor.
No almoço de confraternização que se seguiu, esteve connosco o nosso Pároco, Cónego José da Graça. Aproveitando este momento, conversámos sobre a importância da presença das FMA para o povo em geral, para as famílias e sobretudo para a Catequese de crianças e adultos e animação litúrgica.
Neste mesmo dia à tarde, a Ir. Paula, depois de um momento de oração, abriu um diálogo fraterno, simples e espontâneo com as Irmãs sobre a atividade pastoral da nossa comunidade, interessando-se por saber quais as maiores dificuldades que sentimos no nosso trabalho e quais as oportunidades que podemos aproveitar para uma melhor evangelização desta porção do povo de Deus.
Seguiu-se o diálogo particular, no encontro pessoal com cada Irmã. Na partilha da Palavra da Lectio Divina, Lc 6, 36-38 inserida na oração de Laudes do dia 7 de setembro, o tema da Misericórdia serviu de reflexão comunitária.
Durante a manhã deste mesmo dia 7 fizemos um passeio pela cidade de Abrantes e arredores visitando os lugares mais significativos e históricos da cidade, como a Igreja Matriz de S. Vicente, a Igreja de S. João, o Castelo e seu jardim, o Rio Tejo e o Centro Geodésico de Portugal em Vila de Rei.
Neste mesmo dia, pelas 21.00h a Ir. Paula encontrou-se com a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) partilhando, com este bom número de leigos, o tema do Congresso de Maria Auxiliadora, realizado em Turim, no Contexto do Bicentenário de D. Bosco. A Ir. Paula animou este grupo ao amor cada vez mais empenhado a
No encerramento da Visita, a Comunidade manifestou à Ir. Paula a sua gratidão pela sua presença amiga, pelo seu testemunho de vida religiosa exemplar, de missionária corajosa, de irmã simples e misericordiosa.
Neste mesmo dia, pelas 21.00h a Ir. Paula encontrou-se com a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) partilhando, com este bom número de leigos, o tema do Congresso de Maria Auxiliadora, realizado em Turim, no Contexto do Bicentenário de D. Bosco. A Ir. Paula animou este grupo ao amor cada vez mais empenhado a Maria, como gesto de gratidão a Nª Sª por ter escolhido Portugal para anunciar ao mundo a sua mensagem de amor e paz confiada aos pastorinhos de Fátima.
No encerramento da Visita, a Comunidade manifestou à Ir. Paula a sua gratidão pela sua presença amiga, pelo seu testemunho de vida religiosa exemplar, de missionária corajosa, de irmã simples e misericordiosa.
N.º 217 julho - setembro 2015
da página salesiana
com a devida vénia
Lamentamos que o clero e as freiras da Chainça não se vistam de acordo com as normas canónicas. Ao menos podiam fazê-lo para receber a Ilustre Madre Italiana.
Há que combater o laxismo post-conciliar
mn
.
História
grândola- escavação Igreja São Pedro
montalvo e as ciência do nosso tempo
Instituto de História Social (Holanda)
associação de defesa do património santarém
Fontes de História Militar e Diplomática
Dicionário do Império Português
Fontes de História politica portuguesa
história Religiosa de Portugal
histórias de Portugal em Marrocos
centro de estudos históricos unl
Ilhas
abrantes
abrantes (links antigos)